4º Encontro de Bandas Marciais de Coqueiros do Sul
14/10/2018
Tivemos no dia 29 de setembro de 2018, o 4º Encontro de Bandas Marciais do Município de Coqueiros do Sul. O encontro aconteceu no Ginásio Municipal Rudi Rheinheimer, o público presente foi contemplado com belas apresentações das bandas marciais de vários municípios da região, suas apresentações foram nos mais diversos ritmos. Estiveram presentes diversas autoridades municipais, como o Prefeito Municipal Senhor Valoir Chapuis, Vice-Prefeito, senhor Leonir Wentz, Secretários Municipais e Vereadores.
A tradição das bandas marciais surgiu em instituições militares ao longo do tempo, com o objetivo de animar e motivar os soldados a marcharem, além de imprimir o ritmo de marcha com o som dos instrumentos, especialmente os de percussão e metais. Após o ritmo das bandas marciais passou a fazer parte não somente de desfiles alusivos à pátria, mas também de apresentações culturais em concursos e solenidades.
A Banda Marcial de Coqueiros do Sul fez a abertura das apresentações do evento. A Banda atualmente está composta por 35 jovens estudantes do nosso município e iniciou suas atividades em junho de 2010. Hoje a banda é regida pelo professor Anderson Machado e tem a coordenação da professora Sandra Seffrin Viebrantz.
Após tivemos a apresentação de mais seis bandas. A primeira foi a Banda Marcial de Pinhal que foi fundada em março de 2010, com a regência do Maestro Marcelo Potiguara da Silva Moraes e coordenador Glênio Luis Friguetto e é composta por aproximadamente 35 integrantes.
Banda Municipal de Não-Me-Toque, que iniciou suas atividades em 1998. Tem a regência do Maestro Tiago Silva e da Instrutora Tatiana Narcizo e composta aproximadamente 45 integrantes.
Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Fundamental Herculino Baldissarela, iniciou suas atividades em 2013. Sob a coordenação e regência do Professor Moisés Zaffari, é composta de 50 componentes entre alunos, ex-alunos, pais, professores e funcionários.
Banda Marcial de Entre Rios do Sul, inicious suas atividades em 2010. Sob a regência do professor Pablo André Fabian e da Coreógrafa Jessica Herter, é composta por 40 componentes.
Banda Municipal de Chapada, fundada em julho de 2013. Sob a regência do professor Anderson Machado, o diferencial da banda está na faixa etária de seus integrantes que conta com a participação de crianças, jovens, adultos e idosos.
Banda Marcial de Soledade, reiniciando suas atividades em junho de 2012. Sob regência de Milton Dornelles, com assessoria direta do Departamento Cultural, é composta por 38 integrantes.