14ª Feira Municipal de Saúde surpreendeu publico que participou
28/03/2019
Já no dia 14 de março, foi realizada a 14ª edição da Feira Municipal de Saúde, neste ano com um diferencial: inauguração/apresentação do Horto de Plantas Bioativas, condimentares e aromáticas construída junto a Unidade Básica de Saúde localizada na sede do Município, tendo como objetivo orientar famílias sobre seu uso correto em prol da qualidade de vida e num momento futuro, realizar a dispensação das ervas a população Coqueirense.
A Rede Municipal de Saúde realiza várias atividades preventivas durante o ano, e a Feira Municipal é um evento que reúne profissionais que atuam a nível municipal e regional, além da comunidade que se reúne num momento em que muitos saberes são compartilhados. O tema abordado neste ano, “Saúde em Ação: Terapias para uma Vida Melhor”, teve como objetivo principal, oferecer terapias alternativas que contribuem para a ampliação da clínica ao utilizar técnicas que vão incentivar o usuário no seu autoconhecimento, autocuidado e estimular os mecanismos de auto cura, buscando formação do vínculo entre terapeuta e cliente, fortalecendo o processo de cuidado individual e coletivo.
Outro objetivo buscado através do tema abordado, foi apresentar as terapias que o SUS oferece, e possibilitar ao profissional a escolha da terapia mais adequada ao seu usuário, complementando o tratamento tradicional, reduzindo o consumo de medicamentos, o número de consultas e exames além de oferecer técnicas que proporcionam bem-estar físico, mental e espiritual.
Durante a Feira Municipal de Saúde os visitantes tiveram à disposição 20 (vinte) terapeutas de diferentes terapias, os quais participaram de forma voluntária, em ambientes preparados dentro da Unidade Básica de Saúde como solicitado pelo terapeuta. Os voluntários tiveram a disposição uma equipe de apoio para cada profissional poder desenvolver seu trabalho nas áreas de Fitoterapia, Reiki, Massoterapia, Quiropraxia, Cromoterapia, Aromoterapia, Geoterapia, Arteterapia, Acupuntura, Praticas Corporais, Dietoterapia, Reflexoterapia, Constelação Familiar, Meditação, Tai Chi Chuan, Lian Gong, Auriculoterapia, Terapia Floral, Shantala, Bioenergia.
A implantação das práticas integrativas e complementares na rede de saúde municipal é de extrema importância, pois estas práticas são reconhecidas tanto pelos profissionais como pela população que as procura. Estiveram visitando a feira, equipes de saúde dos municípios de Campos Borges, Tio Hugo e Almirante Tamandaré do Sul e ainda, o Supervisor da Microrregião de Passo Fundo da Emater/RS-Ascar, o Sr. Milton Rossetto.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Nádia Winter, a 14ª edição da Feira revelou resultados muito positivos, pois a procura da população em geral pelas terapias oferecidas, superou as expectativas. Aproximadamente 450 pessoas estiveram visitando os estandes durante os períodos da manha e tarde em que a feira esteve aberta ao público, e ao final das atividades, muitas pessoas nos solicitaram para que outros encontros como este, fossem realizados, pois muitos se quer tinham conhecimento das terapias que aqui foram oferecidas e ficaram encantados com o comprometimento da equipe no desenvolvimento das atividades. Já o horto de plantas bioativas, despertou o interesse da população pela diversificação das plantas que fazem parte deste projeto, e os municípios que estiveram nos visitando afirmaram que levariam a experiencia vivida para seus gestores, afim de desenvolver atividades similares em seus municípios.