Coqueiros do Sul decreta situação de emergência em virtude da estiagem que atinge o município
30/03/2020

Na manhã de hoje (30) Coqueiros do Sul decretou situação de emergência por conta da estiagem que atinge o município.
O Decreto Executivo nº 020/2020, que "Decreta situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” EM TODA ÁREA do Município de Coqueiros do Sul afetada pela estiagem", assinado pelo Prefeito Municipal Sr. Valoir Chapuis, se justifica no baixo volume de chuvas que vem afetando o município desde dezembro de 2019.
Referida situação acarreta inúmeros prejuízos na área da agricultura e pecuária, e com isso perdas em lavouras, principalmente das culturas de verão como soja, milho, feijão safrinha, avicultura, bem como perdas na produção de leite, devido a diminuição das pastagens.
Coqueiros do Sul sofre as consequências principalmente por ter como principais atividades a agricultura e a pecuária, alcançando, por conta deste fenômeno, nesta época do ano, prejuízos consideráveis em toda a cadeia produtiva primária do nosso Município. Os prejuízos irreversíveis vêm sendo observados nas plantações de soja (40% de perda), avicultura (20% de perda), de milho (50% de perda), de leite (50% de perda), além de outras culturas de subsistência, horticultura e criações que também estão sendo bastante afetadas.
Ademais, a estiagem na área rural e urbana ocasionou a diminuição considerável da capacidade de abastecimento de água potável, e por conta desta situação as propriedades rurais vêm sofrendo com a escassez de água nas fontes naturais e açudes, fontes estas que abastecem o consumo humano e animal.
A situação de emergência perdurará pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período.
De acordo com o Prefeito Municipal, Sr. Valoir Chapuis, "as atividades agrícola e pecuária se perfazem como principais fontes de renda do município, e vêm sofrendo as consequencias da estiagem. Por tal motivo verificamos a extrema necessidade de tomar medidas que pudessem ao menos buscar amenizar a situação na qual o município se enquadra".
O Decreto, na íntegra, pode ser acessado por meio do endereço http://www.coqueirosul.com.br/site/decretos.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3329-7700.
Autor: Chefia de Gabinete/PM Coqueiros do Sul