CRAS de Coqueiros do Sul promove oficina online sobre o Livro Infantil
19/04/2021
No último dia 18 de abril comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil. Este dia foi criado em homenagem ao aniversário do escritor Monteiro Lobato, o maior nome da literatura infanto-juvenil nacional. Monteiro Lobato nasceu em 1882, no município de Taubaté, interior do estado de São Paulo. Filho do fazendeiro José Bento Marcondes Lobato e de dona Olimpia Augusta Monteiro Lobato, ainda na infância, apaixonou-se pelos livros e pela leitura em virtude do acesso irrestrito à biblioteca do avô, e essa estima e habito acompanharam-no durante toda a sua vida.
Entre as obras que fizeram a alegria de muitas gerações de crianças no Brasil, podemos destacar: Reinações de Narizinho (1921), O Saci (1921), O Marquês de Rabicó (1922), A Caçada da Onça (1924), Viagem ao Céu (1932), Novas Reinações de Narizinho (1933) e O Picapau Amarelo (1939). Muitas das histórias voltadas aos leitores infantojuvenis desenvolviam-se em um local imaginário, o Sítio do Picapau Amarelo, habitado pela irreverente boneca Emília, o sentencioso Visconde de Sabugosa, a bondosa e disciplinadora Dona Benta, o Marquês de Rabicó e muitos personagens do folclore e das lendas brasileiras.
Para comemorar esta data, na última quinta-feira, dia 15/04/21, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social de Coqueiros Sul organizou a oficina online sobre o Dia Nacional do Livro Infantil, feita com o intuito de resgatar a importância da leitura e das histórias infantis. A atividade foi executada pela equipe composta pela coordenadora do CRAS Jodele Cristina dos Santos, psicóloga Alana Brandelero Porto e assistente social Fernanda Silva Morchheiter.
Na oportunidade, as famílias que participaram puderam saber um pouco mais sobre o escritor e suas obras. Foi apresentado pela equipe de maneira lúdica e interativa uma fabula escrita por Monteiro Lobato. A fabula em questão intitulada “A coruja e a Águia”, promoveu a reflexão sobre os pontos de vista diferentes e a importância de considerar a subjetividade dos indivíduos.
A ação foi planejada com o intuito de aproximar os usuários e equipe, de modo a alcançar os objetivos do PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família e do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, integrantes da Política Nacional de Assistência Social.