Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Alterção no período para declaração anual de rebanho

01/04/2022

            A Secretaria de Meio Ambiente e Inspeção Veterinária informa que o prazo para atualização cadastral dos produtores e declaração anual dos animais em 2022 ocorrerá no período de 1º de junho e 31 de outubro.

            Essa alteração foi necessária, pois desde o ano passado a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) vem trabalhando junto a Procergs, empresa responsável pelo sistema informatizado  da Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul, em uma nova plataforma de declaração de rebanho e cadastro de produtores. Desta forma, as planilhas de atualizações não ficaram disponíveis em janeiro como de costume. O objetivo desse novo sistema é, que a coleta de dados agropecuários, que é obrigatória, ocorra de forma mais completa, assertiva e confiável, o que repercutirá positivamente para toda a cadeia pecuária do Estado.

             A Secretaria ressalta que as declarações complementares de evolução de rebanho, nascimentos, mortes ou consumo seguem disponíveis a qualquer tempo para o produtor rural registrar junto à Inspetoria Veterinária por meio do preenchimento do formulário de Declaração Complementar.

            Lembramos também que as declarações complementares não são obrigatórias, mas são o meio de atualização do rebanho entre as etapas de Declaração Anual.