Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Novas placas reforçam combate ao Aedes aegypti nos cemitérios municipais

10/03/2025

Na última sexta-feira, 7 de março, a Prefeitura de Coqueiros do Sul por meio da vigilância epidemiológica e sanitária, reforçou suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana, ao instalar placas informativas em todos os cemitérios do município. A iniciativa está alinhada com as diretrizes estabelecidas pela Portaria SES/RS nº 120, de 7 de março de 2016, que determina e regulamenta medidas de vigilância em saúde diante de situações de iminente perigo a saúde pública decorrentes da presença do mosquito vetor. 

As placas têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti nos cemitérios, locais que, devido a presença de vasos de flores e outros recipientes, podem acumular água parada e favorecer a proliferação do mosquito. As orientações incluem evitar o uso de vasos sem furos, substituir a água por areia nos recipientes e realizar vistorias frequentes para eliminar possíveis focos.

A ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal para intensificar a vigilância e o controle do mosquito, visando a proteção da saúde pública e a prevenção de surtos das doenças transmitidas. A colaboração da comunidade é essencial nesse processo, reforçando que a prevenção é a melhor estratégia para combater o Aedes aegypti.

A Prefeitura de Coqueiros do Sul reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da população, e continuará implementando ações educativas e preventivas para manter o município livre das doenças transmitidas pelo mosquito