Saúde bucal na Terceira Idade inserida no contexto de saúde geral
13/02/2013
Segundo o Cirurgião Dentista do Posto de Saúde de Coqueiros do Sul, Ferdinan Leida, quando é abordado o tema qualidade de vida na terceira idade, estamos nos direcionando aos hábitos diários de cada idoso para que esta prática seja válida.
E, a respeito disso, destacar a promoção de saúde bem como a prevenção tem sido importante em qualquer faixa etária, sendo este o objetivo principal do ministério da saúde juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
A partir do momento que começamos a entender como deve funcionar a saúde, devemos lembrar a presença de todos os profissionais envolvidos neste contexto: equipe de enfermagem, farmácia, medicina, psicologia, fisioterapia e odontologia, ou seja, uma equipe multiprofissional à disposição de todos os pacientes.
Ferdinan destaca a importância de lembrar que a saúde sempre começa pela boca. Devemos conscientizar as pessoas inclusive os idosos a frequentar o dentista regularmente independente do número de dentes, ou mesmo, sem nenhum dente, pois o dentista cuida essencialmente da boca. Nós avaliamos os tecidos da boca tais como a língua, a bochecha, o céu da boca (palato duro e palato mole) e lábios também. Muitos idosos não possuem mais nenhum dente em sua boca e usam dentaduras há anos, que muitas vezes em más condições proporcionam lesões pelo trauma constante, levando a complicações mais sérias futuras, como o câncer de boca. Além do trauma de pontes e dentaduras, o hábito de fumar, o álcool, a má higiene dos dentes, gengiva e língua o que agrava ainda mais os problemas.
Não utilizar protetor labial com fator de proteção pode levar ao câncer de lábio quando a exposição ao sol for frequente.
Muitos pacientes idosos utilizam medicamentos de uso crônico e não sabem que os mesmos podem causar sintomas como boca seca, o que favorece o surgimento de aftas e infecções por fungos em associação com o uso de pontes e dentaduras mal adaptadas.
Portanto, recomendamos a visita ao dentista para que este faça um exame bucal detalhado e oriente o paciente, além de indicar o tratamento odontológico indicado.
Ferdinan Luís Leida
Cirurgião Dentista
CRO-RS 17375