Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Novas Unidades habitacionais proporcionam moradia de qualidade para famílias da área rural

18/12/2013

No decorrer do ano de 2012 e 2013 a Administração Municipal procurou atender pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) as famílias de agricultores familiares, para retirá-las da situação de moradia precária, substituindo-as por uma moradia de qualidade, resgatando a dignidade e fixando o homem no campo com melhor qualidade de vida.

                Ao todo foram 21 casas, 10 já concluídas e 11 encontra-se em andamento. Até o final do corrente ano será encaminhado mais um projeto de aproximadamente 20 moradias na área rural.

                O PNHR, que integra o “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, é destinado a pequenos produtores que se enquadram na agricultura familiar com renda anual de até R$ 15 mil (Grupo I). Tem como objetivo reduzir o déficit habitacional no campo através de incentivo para construção, reforma ou ampliação de residências rurais. O Programa é vinculado ao Ministério das Cidades, a iniciativa permite a execução de moradias de qualidade, saneamento de água e esgoto, segurança e habitabilidade, trazendo melhores condições de vida para os pequenos produtores e suas famílias.

                O diferencial é que o programa além de oferecer a casa para os pequenos agricultores oferece suporte e orientação para sua renda no campo, capacitando-os através da oferta de cursos sobre manejo do leite, hortaliças, participação da mulher na gestão da propriedade e ações que visem à permanência do jovem no campo. Para viabilizar o projeto, a Prefeitura tem o apoio do Governo Federal, Estadual e ASCAR/Emater.

                 E em novembro deste mesmo ano, a Administração firmou parceira com a Cooperativa de Produção Mista de Agricultores Trindadense Ltda – COOPATRIN. Essa parceria irá beneficiar famílias na área urbana para construção de unidades habitacionais que serão financiadas através da Caixa Econômica Federal. Na última semana foram entregues 25 propostas junto a Cooperativa, para a construção de novas unidades habitacionais.

                A Administração Municipal vem através destes projetos, buscar com que a comunidade Coqueirense tenha melhor qualidade de vida, fazendo com que as pessoas permaneçam nas áreas rurais e urbanas do município, não se deslocando para os maiores centros urbanos.