Prevenção do câncer bucal
06/02/2014
A maioria dos cânceres bucais inicia nas células que recobrem os lábios e a cavidade bucal, chamado de carcinoma epidermóide (95% dos casos). Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer, os casos de câncer de boca aumentam consideravelmente a cada ano e ocupam o quinto lugar entre os casos de câncer no homem e o nono lugar nas mulheres.
O diagnóstico precoce e ações educativas e informativas sobre lesões bucais são métodos eficazes de prevenção do câncer bucal. Sendo que o auto-exame consiste na melhor forma de detectar precocemente a doença. Entre os principais fatores de risco estão o fumo e o álcool. Visto que o tabaco é responsável por 42% dos óbitos pela neoplasia e o álcool por 16%.
Os sinais e sintomas mais freqüentes da doença são: o aparecimento de úlceras que perduram por mais de duas semanas; os nódulos; alguma região com sangramento na boca; dormência na língua ou outra região da mucosa; manchas avermelhadas ou esbranquiçadas.
Para prevenir a doença mantenha hábitos de vida saudáveis; não fume; evite excesso de bebida alcoólica; faça o auto-exame do câncer e visite seu dentista com freqüência.
A técnica do auto-exame bucal é simples e rápida, podendo ser feita pelo paciente. Consiste na inspeção visual e palpação da bochecha, dos lábios, da língua, do assoalho bucal e do palato. Quando alguma alteração for encontrada procure seu dentista.
Dagma Rambo
CRO 21730