Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

NUCLEO MUNICIPAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE - NUMVS CURSO DE BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS

20/05/2014

A falta de tempo para fazer refeições demoradas e a opção por alimentos baratos faz crescer, a cada dia, o número de pontos de venda de alimentos rápidos, como os bares, restaurantes, lancherias, quiosques, barracas, ambulantes e outros pontos de venda de alimentos. Devemos incluir nesta relação as entidades comunitárias, clubes esportivos que realizam eventos que agrupam um número de indivíduos, onde são oferecidos alimentos e  bebidas. É muito amplo e vasto  o números de estabelecimentos, entidades e pessoas que realizam de alguma forma a manipulação de alimentos, incluo nestes as padarias, mercados, escolas, produtores de alimentos in natura e artesanais, tipificando a Agricultura Familiar e a Agroindústria.

A exigência cada vez maior na produção de alimentos seguros exige cuidados especiais para podermos eliminar, quase que em sua totalidade, os riscos de contaminação provocada por perigos biológicos, químicos e físicos aos que os alimentos estão sujeitos.

O CURSO DE BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS, em todas as suas etapas é destinado e obrigatório a pessoas que comercializam alimentos, desde a colheita até o produto final. A implantação destas pratica é a garantia de que está sendo oferecido um alimento de qualidade e seguro ao cliente. Desta forma todos saem lucrando, o consumidor que estará comprando algo que só fará bem a sua saúde, o proprietário que terá um aumento no número de clientes satisfeitos com os alimentos seguros que são comercializados em seu estabelecimento.

Desta forma a Administração Municipal, buscando valorizar e qualificar o produtor, o empresário e o consumidor, que investe aqui  em Coqueiros do Sul , trazendo como resultado o bem estar , a qualidade e a saúde de quem reside, trabalha e vem nos visitar.

Tendo considerado as varias possibilidades, através de um esforço conjunto com as Secretarias Municipais de Planejamento,Industria e Comércio;  Meio Ambiente e Inspetoria Veterinária; Saúde, Educação e Assistência Social; Agricultura; ASCAR/EMATER; Obras e Viação; Setor de Arrecadação; Câmara Municipal de Vereadores. Firmou-se um convenio com a FIERGS/SEBRAE/SENAI  para a realização do Curso, que possui carga horária de 16 horas aula e é obrigatório 100% de presença para o recebimento de Certificado de Boas Práticas, é desenvolvido dentro do município na Câmara de Vereadores Municipal com Instrutora de  Santa Maria a Médica Veterinária Rosane Marttelo. O Curso é totalmente gratuito aos participantes, é oferecido pasta com materiais diversos e  lanche, ficando o individuo somente com a despesa de deslocamento.

O objetivo é de capacitar e incentivar ao produtor e comprador, a prática diária de melhoria na qualidade do produto, estimular a sustentabilidade, e com isso otimizar seus recursos e o potencial  de seu investimento:  a pequeno, médio e longo prazo.

Até o momento foram realizadas duas etapas do curso, sendo que o número máximo por turma é de 25 alunos, então até o momento temos 50 alunos capacitados, distribuídos pelo município entre entidades culturais, religiosas e esportivas; estabelecimentos comercias de interesse a área da saúde, agricultores familiares, agroindústrias, escolas.

Para realizar sua inscrição, procurar a Secretaria Municipal de Saúde, no Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde com Simone.  Podem ser do sexo feminino e masculino, 18 anos completos,   favor trazer cópia documentos Pessoais (RG e CPF) , no caso de empresa ou entidade (é necessário CGC/CNPJ  da empresa, registro municipal/estadual/federal, alvará de localização, alvará do corpo de bombeiros, etc...) , os documentos do responsável legal e os meios de contato Telefone/Celular, E-mail.

Podem e devem inscrever-se: participantes do programa agricultura familiar, agroindústria, confeiteiras e doceiras autônomas, escolas, clubes esportivos, CTG, associações recreativas, esportivas, religiosas (igreja, pavilhão comunitário), estabelecimentos comerciais (mercados, padarias, restaurantes, lancherias, bares, lojas de conveniência, sorveterias e afins, distribuidora de bebidas, transportadoras de alimentos , sorvetes e hortifrutigrangeiros, açougues, frigoríficos.

Contatos com:

 Secretaria Municipal de Saúde . Núcleo Municipal de Vigilância em Saúde – NUMVS, telefones (54)3615-2148 ou (54)3615-2149 Ramal 2118 - Simone; pelos e-mails visacoqueirosdosul@ig.com.br  ou visacoqueirosdosul@hotmail.com

Secretaria do Meio Ambiente e Inspetoria Veterinária Ramal 2117 – Gustavo, Leonir e Marcelo

 

 Setor de Arrecadação Ramal 2126 – João;