Escola Municipal Justiniano Rocha participa da Olimpíada de Língua Portuguesa
10/09/2014
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano Rocha, de Igrejinha, Coqueiros do Sul, participou da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro de parceria do Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
A Olimpíada de Língua Portuguesa tem como objetivo, colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita, valorizando a interação das crianças e jovens com o meio onde vivem. Assim, os alunos participaram das oficinas em sala de aula, tentaram resgatar a história, estreitaram vínculos com a comunidade e aprofundaram conhecimentos sobre a realidade, o que contribuiu para o desenvolvimento de sua cidadania.
Os textos produzidos na escola Justiniano Rocha passaram por uma seleção na etapa escolar, onde foram selecionados em três categorias. Na primeira categoria, 6°ano, foi selecionada a poesia da aluna Diênifer Knapp, na segunda categoria 7° e 8° anos, foi selecionada a memória literária da aluna Francine do Carmo Löser e na terceira categoria 9°ano, foi selecionada a crônica da aluna Taís Regina dos Santos. Logo, os textos foram enviados para a Secretaria de Educação de Coqueiros do Sul para concorrer na etapa municipal.
A comissão julgadora municipal avaliou os textos recebidos das comissões escolares da rede municipal e estadual localizadas no município e selecionou os textos, dos quais novamente a nossa escola se classificou para a etapa estadual no gênero poesia da aluna Diênifer e no gênero crônica da aluna Taís.
Sabe-se que a Olimpíada de Língua Portuguesa vai além de um concurso, oferecendo propostas de formação aos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para a reflexão sobre as práticas educativas, com o objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, contribui para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
A direção da Escola Justiniano Rocha, sente-se orgulhosa com o resultado do trabalho da professora Márcia Andréia Mafalda e das alunas vencedoras nessas duas etapas, desejando muita sorte na etapa estadual.
Jossana M. Weber
Vice-diretora