Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de Viagens de Estudos

10/12/2014

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano Rocha, de Igrejinha, Coqueiros do Sul, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação promoveu alguns passeios de estudo para os alunos no ano letivo de 2014.

            Os alunos da Pré-escola ao segundo ano das séries iniciais visitaram o Zoológico da UPF, obtendo contato com um ambiente de conservação da vida silvestre e integrado com a natureza. Conheceram o MUZAR (Museu Zoobotânico Augusto Ruschi) que desenvolve projetos ambientais e ainda tem por finalidade valorizar o patrimônio natural através dos recursos naturais e da integração dos seres vivos e do conhecimento, sendo que os principais objetivos são de manter coleções de zoologia, botânica, geologia e paleontologia. Após, as crianças almoçaram no Shopping Bela Citta e conheceram a parte recreativa do Shopping Bourbon, de Passo Fundo, onde brincaram, se divertiram e ainda se deliciaram com os lanches na praça de alimentação.

            Já os alunos do terceiro ao nono ano visitaram o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, o qual é um conjunto de ruínas da antiga redução integrante dos chamados Sete Povos das Missões, sendo este um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guaranis em todo o mundo. O Sítio foi declarado Patrimônio Histórico e Cultura Mundial pela UNESCO.

            Os alunos ficaram impressionados com as ruínas da grandiosa igreja de São Miguel, conheceram a importância histórica do local. Ouviram atentamente a guia que falou da redução de São Miguel, assim como de outras reduções Jesuíticas da Argentina e do Paraguai, onde centenas de religiosos viveram entre os séculos 17 e 18, com o objetivo de catequisar os índios. Ainda puderam conhecer o Museu das Missões, no qual estão as esculturas de santos feitas pelos índios ou trazidas da Europa.  Também participaram do espetáculo de Luz e Som, quando as ruínas são iluminadas por feixes e spots de luz que acompanham uma narrativa sobre a história das Missões.     

            Diante de tantos conhecimentos da história e literatura, os alunos da Justiniano Rocha ainda visitaram a Catedral Angelopolitana que é a principal atração turística de Santo Ângelo, onde apreciaram o estilo neoclássico e no alto do pórtico há imagens esculpidas representando os padroeiros dos Sete Povos das Missões: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São João Batista, São Lourenço Mártir, São Miguel Arcanjo e Santo Ângelo Custódio (Santo Anjo da Guarda). Viram a imagem em madeira de Cristo morto, esculpida em cedro no ano de 1740, de origem missioneira.

            A equipe diretiva da escola acredita que as Viagens de Estudos proporcionam a ampliação dos conhecimentos dos educandos e aposta neste projeto que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de educação já há vários anos. Também parabeniza a todos os alunos pelo esforço e dedicação nos estudos, tendo como recompensa a oportunidade de participar dessa atividade.

Jossana Weber

Vice-diretora