Jovens rurais participam de curso de qualidade do leite e manejo da ordenha em Coqueiros do Sul
16/07/2015
Jovens, filhos de produtores rurais, envolvidos na atividade leiteira em suas propriedades participaram de 13 a 15 de julho, no município de Coqueiros do sul, de um curso sobre qualidade do leite e manejo da ordenha. A parte teórica foi realizada na Câmara de Vereadores e a prática na propriedade da família de Jorge Luiz Dirings. O curso, que contou com a presença de 17 jovens, foi organizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Coqueiros do Sul. O instrutor foi o engenheiro agrônomo do Senar, Tarso Quedi Palma.
Com uma carga horária de 24h/aula, em exposição teórica e prática, o curso abordou temas como a Instrução Normativa 62 (que trata da dos prazos e limites da Contagem Bacteriana Total (CBT) e Contagem de Células Somáticas (CCS), para que os produtores de leite que não se encontravam nos padrões da normativa anterior – IN51 - tivessem mais tempo para se adequar), qualidade de leite e regulagem de ordenhadeira.
Os jovens que participaram trabalham com a atividade leiteira na propriedade da família e puderam tirar dúvidas, analisar o sistema de produção e para muitos, os assuntos abordados foram novidade. ‘Os jovens sugeriram a realização de um novo curso com os outros familiares que participam na ordenha dos animais, pois todos devem realizar as etapas da mesma forma”, disse a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Coqueiros do Sul, Ana Clara Vian.
Para a anfitriã da parte prática e também participante do curso, a jovem Estefânia Dirings, filha do proprietário Jorge Luiz Dirings, o curso foi bastante útil para a propriedade. Ela afirmou que pretende participar de mais cursos no ramo.