Manipuladoras de alimentos na região de Passo Fundo participam de capacitação com Emater/RS-Ascar
09/02/2017
Nesta terça e quarta-feira (07 e 08/02) a Emater/RS-Ascar, juntamente como as Prefeituras de Almirante Tamandaré do Sul e Coqueiros do Sul, realizou a I Capacitação Intermunicipal de Manipuladores de Alimentos. Os objetivos foram de fortalecer o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e valorizar e qualificar os manipuladores de alimentos das escolas e creches. As atividades aconteceram na terça-feira, na Escola Municipal Raimundo Nedell, em Almirante Tamandaré do Sul, e na quarta-feira no Pavilhão Feira, em Coqueiros do Sul.
O curso, que contou com aulas presenciais e atividades extras, alertou para a importância da alimentação saudável, em especial no período escolar. Com 22 participantes, as extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar Teresinha Fusiger e Joana Souza Caetano, sob a coordenação da assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Luciana Gobbi, realizaram palestras e oficinas de elaboração de alimentos.
Cada escola participante recebeu um kit contendo mudas de temperos, como salsa, cebolinha, manjerona, alecrim, manjericão, alfazema e orégano. O objetivo é de que essas plantas sejam cultivadas nas escolas e usadas na alimentação.
Na terça-feira, a nutricionista Jéssica Romio palestrou sobre as necessidades nutricionais para a elaboração do cardápio na alimentação escolar. Já na quarta-feira, a psicóloga Érica Variani falou sobre o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e sobre a importância dos manipuladores de alimentos nas escolas.
Entre as receitas trabalhadas pelas extensionistas estiveram o caldo temperado, para ser usado em substituição ao caldo industrializado, a maionese sem ovos, sucos utilizando beterraba e couve, águas saborizadas e bolo de saladas de frutas, entre outras.
Para a secretária da Educação do município de Coqueiros do Sul, Vanessa Chapuis, a capacitação foi um momento de integração muito importante entre escolas, Emater/RS-Ascar e entre municípios vizinhos. Teve uma troca de experiências e conhecimentos muito válida, avaliou, ao ressaltar a qualidade das informações repassadas aos participantes. Da mesma opinião, a coordenadora pedagógica do município de Almirante Tamandaré do Sul, Marli Cereza, salientou que, com novas informações, os manipuladores de alimentos podem contribuir até na mudança de hábitos alimentares das crianças, com foco em uma alimentação mais saudável.
Na avaliação da participante Deneide Giacomelli, de Almirante Tamandaré do Sul, a capacitação foi ótima. Pena que passou tão rápido, disse. Ela destaca as informações sobre o uso dos temperos e a substituição de alimentos naturais no lugar de industrializados, visando à saúde. São informações que a gente leva para o trabalho, para casa, para vida, completou.
A assistente técnica regional Social, Luciana Gobbi, ressaltou que os manipuladores de alimentos são peças fundamentais na alimentação escolar e destacou que essas capacitações vêm sendo realizadas também em outros municípios, com êxito. Já está marcada para o mês de julho, uma segunda etapa dessa capacitação.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes