Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Manejo nutricional foi o tema abordado durante palestra à produtores de leite em Coqueiros do Sul

02/03/2017

Aconteceu na última sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Vereadores de Coqueiros do Sul, uma palestra para produtores rurais do município, enfatizando o tema: manejo nutricional, ambiental e reprodutivo na atividade de bovinos de leite. A palestra foi promovida com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura juntamente com a Emater/Ascar-RS, que trouxe o palestrante Médico Veterinário Daniel de Quadros.

A palestra contou com a presença de um grande número de produtores. “Fiquei impressionado e admirado com a participação dos produtores do nosso município na palestra, e com isso, posso afirmar que a produção de leite de nosso município vem crescendo consideravelmente ano após ano, até mesmo, acima da média estadual, sendo que o melhoramento genético corresponde por 30 a 40% deste crescimento, ao passo que a nutrição e o manejo completam os 60 a 70% restantes, destaca Dilamar Zambiasi, Secretário Municipal de Agricultura.

Dilamar afirma ainda, que hoje, o município já possui diversas propriedades que já atingem uma média diária de 28 litros/vaca, “e isso reforça o nosso trabalho na continuidade do apoio e disponibilidade de ferramentas para que os produtores continuem nesta atividade, aumentando e melhorando a sua produção”.

Ainda, conforme o engenheiro agrônomo chefe da Emater de Coqueiros do Sul, Juliano Rech, o objetivo do evento, foi de orientar os participantes no manejo nutricional do plantel, enfocando no equilíbrio da nutrição, importância do score corporal animal adequado para a faze do desenvolvimento das matrizes, e a criação correta das bezerras com enfoque no uso do colostro nas primeiras horas de vida; condições ambientais para melhor sanidade animal e qualidade do leite produzido.

Vacas com menor incidência de problemas peri-parto produzem mais leite e têm melhores índices reprodutivos - ou seja, vacas com problemas metabólicos produzem menos leite, têm mais problemas reprodutivos e, logo, são mais predispostas a serem descartadas e também são menos eficientes, enfraquecendo o retorno econômico da atividade leiteira. 

A demonstração do potencial genético depende do manejo nutricional, sendo que, elevar ao máximo a ingestão de energia no pós-parto e, por conseguinte, da produção de leite, requer manejo apropriado em todas as fases do ciclo lactacional. Manejo nutricional adequado, minimiza perda de peso e otimiza a produção de leite e eficiência reprodutiva.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura, está auxiliando produtores do município, na produção e armazenamento de silagem, disponibilizando equipamentos como tratores e ensiladeiras, e servidores da secretaria para realização dos serviços de planta, corte, abertura de buracos para armazenamento e compactação do milho, garantindo desta forma, maior eficiência na forma utilizada para a alimentação do rebanho.