Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Autoridades Políticas Municipais em defesa dos agricultores

11/03/2017

Na tarde desta sexta-feira (10) em Não-Me-Toque/RS durante o último dia da Expodireto, autoridades do poder Executivo e Legislativo Municipal de Coqueiros do Sul, estiveram presentes para manifestar apoio contra a reforma da Previdência na Aposentadoria Rural.

Por iniciativa da Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), foi realizada uma audiência pública no auditório central da Expodireto/Cotrijal, onde foi debatido com parlamentares, lideranças do setor e agricultores os impactos da reforma da Previdência na Aposentadoria Rural. Coqueiros do Sul, por se tratar de uma economia fortemente baseada na agricultura, também se preocupa com as mudanças propostas nesta reforma. O Prefeito Municipal, Valoir Chapuis, Vice-Prefeito Leonir Wentz e o Secretário Municipal de Administração Norton Baum, juntamente com representantes do Poder Legislativo, Ivanor Bosse, Ilgo Dickel, Natânia Loesch, Zilmar Muhl e Ivanir Viebrantz e também Presidente do Sindicato dos trabalhadores Rurais Irdon Kussler, estiveram presentes na audiência buscando apoio político em prol dos produtores rurais, não somente de nosso município, mas de todo nosso país.

A aposentadoria rural tem sido um dos temas mais debatidos pela imprensa nestes últimos meses, pois por meio da PEC 287, o governo federal está propondo que o trabalhador tenha pelo menos 65 anos para reivindicar a aposentadoria. Outra mudança proposta na PEC 287, sugere alterações no modelo de pagamento do seguro social. Atualmente, o produtor contribui com um percentual sobre a receita bruta da produção. A PEC estabelece que seja alterada para a contribuição individual direta.

 

“Precisamos buscar apoio, precisamos nos mobilizar para que, os direitos adquiridos pela constituição não sejam retirados dos nossos agricultores”, comenta Valoir. “Precisamos buscar aliados políticos para que a reforma não seja votada. O produtor que trabalha de sol a sol, sem final de semana, sem feriado, correndo riscos na safra devido as condições climáticas, entre outras situações, são aspectos que precisam considerados” finaliza.