Agrinho/2016 premia aluna da EMEF Epitácio Pessoa
22/06/2017
O programa Agrinho visa desenvolver ações que propiciem o despertar da consciência de cidadania, além do acesso a informações relativas à saúde e à preservação do meio ambiente, com vistas à melhoria da qualidade de vida através da educação. O público-alvo são alunos e professores da educação infantil e do ensino fundamental das escolas da rede pública gaúcha e, indiretamente, às famílias e à comunidade em que está inserida a escola que adota o programa.
A metodologia utilizada, é por meio de revistas educativas com as aventuras do personagem Agrinho, alunos e professores trabalham temas como saúde, trabalho e consumo, meio ambiente e cidadania de forma transversal às disciplinas escolares.
O programa Agrinho/2016 é reconhecido como o concurso de maior abrangência entre alunos da rede pública de ensino no meio rural. A iniciativa elegeu os melhores entre os 5.018 trabalhos inscritos, incluindo textos, desenhos e experiências pedagógicas de alunos e professores da Educação Básica ao Ensino Fundamental de 2.456 escolas em 344 municípios. As produções deste ano tiveram a Saúde como tema central e o prêmio tem como empresas apoiadoras Dow AgroSciences, Sebrae/RS, Governo do Estado do RS através da Secretaria Estadual de Educação e Sindicatos Rurais.
Os trabalhos foram desenvolvidos por professores e estudantes em sala de aula, seguindo uma metodologia específica do programa. A comissão julgadora foi integrada por nove membros, incluindo representantes do SENAR-RS, Sebrae/RS, Secretaria Estadual de Educação e profissionais de diferentes áreas, como pedagogia, nutrição, letras e história.
Foram selecionados os melhores trabalhos em cada uma das 10 regiões cobertas pelo programa Agrinho. Dentre 200 escolas participantes na Região da Produção, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa localizada no distrito de Xadrez/Coqueiros do Sul, foi premiada. A aluna Fernanda Eduarda Kemerich e a Professora Cristina Chini Bagetti receberam no dia de ontem (21) os prêmios pela redação premiada. A entrega dos prêmios foi realizada na própria escola pela caravana do Programa Agrinho/2016, composta pela equipe do SENAR, SEBRAE e Sindicato Rural. Fernanda Eduarda Kemerich é aluna do 6º ano da EMEF Epitácio Pessoa, e pela premiação no concurso, recebeu uma bicicleta e a professora Cristina recebeu um aparelho de som portátil.