Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Desfile alusivo a Independência do Brasil no Município de Coqueiros do Sul

11/09/2017

As atividades do dia 07 de setembro, tiveram início pela manhã, onde autoridades municipais fizeram parte do palanque oficial, sendo: Prefeito Municipal Valoir Chapuis e 1ª Dama Vania Chapuis, Vice Prefeito-Municipal Leonir Wentz e sua esposa Sandra Carine Wentz, Presidente do Legislativo Municipal Ivanor Bosse e vereadores presentes, Secretários e Secretárias Municipais, representantes das Escolas e grupos participantes do desfile e Representante da Brigada Militar de Coqueiros do Sul Adão Rudimar Vieira da Rosa.

Após a composição do palanque oficial foi entoado o Hino Nacional Brasileiro. A Banda Marcial de Coqueiros do Sul realizou a abertura do desfile cívico, em seguida foi realizada a apresentação das Soberanas Adultas e Mirins do Município de Coqueiros do Sul do ano de 2017 e também as Soberanas do 33º Festival do Imigrante.

O primeiro pelotão a realizar o desfile, foi com o grupo da Terceira Idade Caminho Certo, em seguida a responsável pela Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Cidadão, Senhora Luana Esteris coordenou o desfile da Escola. A EMEI Pequeno Cidadão iniciou suas atividades no ano de 1999 e atualmente atende 31 crianças de 2 a 5 anos de idade nos turnos da manhã e tarde. A Escola tem como filosofia “Acreditar nas crianças é acreditar na sua própria capacidade de construir o futuro”.

Neste ano, a EMEI Pequeno Cidadão, trabalhou com o projeto “O mundo que queremos” proporcionando aos alunos e comunidade escolar um espaço onde todos possam sentir-se sujeitos da ação, oportunizando praticas educativas para o desenvolvimento da cidadania e preservação do meio ambiente o qual estamos inseridos.

Após, a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano Rocha, Senhora Jossana Weber, coordenou o desfile da escola. A escola tem como filosofia “Educando para uma vida integra, ativa e comprometida com a realidade social”.

Neste ano, foram demonstrados trabalhos desenvolvidos na escola: Mostra de Artes, representando obras de Tarsila do Amarau e Mostra da Criatividade apresentando o Sistema Solar. Também, mostra do Projeto “a influência da cultura africana e indígena na cultura brasileira”. O Projeto “INDÍGENA E AFRO- BRASILEIRO” está sendo desenvolvido durante este ano letivo, na Escola Justiniano Rocha, com o objetivo de Educar para a igualdade racial, contribuindo para a construção do olhar étnico racial e do comportamento do cidadão.

A Escola apresentou também, a Chama Crioula, sendo o marco inicial do movimento tradicionalista organizado. O legado da Chama teve origem há quase 70 anos e foi lançado como um gesto de improviso. Foi o resgate do sentimento de pertencimento das nossas culturas e tradições dos nossos valores em termos de dança, música e indumentária com o objetivo de resgatar e preservar histórias tradicionais do Rio Grande do Sul.

A escola Justiniano Rocha apresentou ainda os projetos: No transito: consciência, prudência e paciência são fundamentais; Educação Fiscal – Cidadania em benefício da comunidade e Não ao Preconceito com pelotão dos alunos PCD (Pessoas com deficiência).

A Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa Senhora Débora Specht Sausen coordenou o desfile da Escola a qual juntamente com toda equipe constantemente está em busca de melhor qualidade de ensino e formação dos alunos, procurando a cada dia encontrar juntos o caminho do crescimento individual e coletivo do educando como ser transformador de sua realidade social, tendo como filosofia “Educando para uma vida cidadã”

A escola neste ano, iniciou a apresentação com os convidados especiais, cavaleiros do CTG Querência do Leão. Comemorando o octogésimo aniversário da centelha da pátria, símbolo que foi criado por gaúchos para incentivar o civismo, representado no fogo que deve alimentar o espírito de todo cidadão brasileiro, a escola Epitácio Pessoa, fez uma representação da distribuição desta centelha.

Neste ano, o homenageado nacional foi o médico sanitarista Osvaldo Cruz. Mesmo que de forma controversa, foi o primeiro a desenvolver e aplicar em massa vacinas que mais tarde com sua eficácia comprovada, viriam a dizimar várias doenças. Apresentou também, o projeto pedagógico “transformando saberes em ações” primando pôr em cada atividade demonstrar que os conhecimentos mediados pelos professores em sala de aula podem ter aplicação no dia-a-dia, exemplo disso é a horta, cultivada por todos os alunos e professores com a ideia de que “Semeando conhecimento, colhemos saúde”. Como parte do projeto: Horta, os alunos estudaram o vocabulário relacionado à legumes, verduras e chás, dentro do componente curricular de língua inglesa e posteriormente confeccionaram placas com esse vocabulário para serem utilizadas na horta bilíngue.

Há alguns anos, a Epitácio vem participando das ações do Maio Amarelo, vislumbrando a Educação para o trânsito como um ato de amor. São desenvolvidas palestras, atividades lúdicas e de conscientização para que o respeito nas relações de trânsito se concretize de forma efetiva, e durante o desfile foram apresentados os carrinhos construídos com os alunos e familiares.

A Diretora da Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho, Sandra Mello, coordenou o desfile da escola que neste ano apresentou o tema “Agricultura Familiar”. A escola tem como filosofia “ Educação como ato coletivo do pensar e do agir” atualmente, tem aproximadamente 150 alunos divididos nos três turnos.

Com o tema agricultura familiar, responsável por grande parte da produção de alimentos no país. Recebe este nome por ser realizada por grupos de famílias. A colheita dos produtos serve de alimentos para eles e ainda, para o consumo de parte da população. Os pelotões da escola, com participação de alunos e pais apresentaram faixas “Sou colono com orgulho, pois da roça tiro o sustento da minha família” produtos por eles produzidos, como frutas, verduras, grãos, entre outros. Apresentaram ainda, ferramentas utilizadas antigamente e algumas sendo utilizadas atualmente para a produção destes alimentos, como: machado, enxada, arado, picão, entre outros.

Foram apresentados ainda, pelotões: “Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja” chamando a atenção do público quanto a poluição das aguas, da terra e do ar. “Agricultura e a tecnologia – maquinários modernos” pelotões demonstraram o que queremos para permanecer no campo? (Sinal de internet de qualidade, valorização da produção agrícola, cursos voltados ao agronegócio, entre outros)

E para finalizar o desfile, a Patroa Marilin Zambiasi coordenou o grupo do CTG Querência do Leão.