3º Encontro de Bandas Marciais – Coqueiros do Sul
10/10/2017
Na tarde do último sábado, dia 07 de outubro, Coqueiros do Sul recebeu os Municípios de Soledade, Ronda Alta e Três Palmeiras que trouxeram suas bandas Marciais para se apresentar no III Encontro de Bandas Marciais de Coqueiros do Sul. O Encontro teve a presença do Prefeito Municipal Valoir Chapuis, Vice-Prefeito Municipal Leonir Wentz, Presidente do Legislativo Ivanor Bosse, demais vereadores, secretários municipais e a comunidade em geral.
A Banda Marcial de Coqueiros do Sul fez sua apresentação como forma de recepcionar os visitantes. Atualmente a banda está composta por 35 integrantes. São jovens estudantes do Município que fazem os ensaios em turno inverso ao da escola, todas as quartas-feiras à tarde. A Banda Marcial de Coqueiros do Sul vem com muita dinâmica e harmonia, abrilhantando inúmeros eventos culturais e artísticos no Município e região. Seu repertório musical vai desde o Rock clássico, o ritmo argentino chamamé, incrementado com o ritmo do Nordeste, Funck music e a música dance internacional.
Esse ano a Banda Marcial de Coqueiros do Sul, conta com a participação das alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Justiniano Rocha, grupo de dança das oficinas do Mais Educação. A banda é regida pelo professor Anderson Machado e tem a coordenação da professora Sandra Adalgisa Seffrin Viebrantz.
Na tarde, se apresentaram, a Banda Marcial de Soledade, composta por 48 integrantes oriundos de escolas das redes municipal, estadual, particular e comunidade em geral, com idades entre 6 e 56 anos. A Banda Marcial Da Escola Estadual De Ensino Fundamental Herculino Baldissarella, também se apresentou no encontro, com a presença de 50 componentes, entre eles pais, professores, funcionários, alunos e ex-alunos da escola. E, por fim, a Banda Municipal de Três Palmeiras, se apresentou com aproximadamente 30 integrantes divididos em naipes de instrumentos de sopro e percussão.
Ao final da apresentação, as bandas marciais receberam troféu e certificado de participação. A tradição das bandas marciais surgiu em instituições militares ao longo do tempo, com o objetivo de animar e motivar os soldados a marcharem, além de imprimir o ritmo da marcha com o som dos instrumentos, especialmente os de percussão e metais. Após o ritmo das bandas marciais, passaram a fazer parte de apresentações culturais em concursos e em solenidades, não só em desfiles alusivos à pátria.
A coordenadora da Banda Marcial de Coqueiros do Sul, Sandra Viebrantz, salienta que a Banda Marcial é um projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Assistência Social e tem como objetivo desenvolver nos jovens estudantes o amor pela cultura musical revelando talentos e abrilhantando inúmeros eventos culturais e artísticos no município e região.